Os métodos são procedimentos ou funções que realizam as ações próprias do objeto. Assim, os métodos são as ações que o objeto pode realizar. Tudo o que o objeto faz é através de seus métodos, pois é através dos seus métodos que um objeto se manifesta, através deles que o objeto interage com os outros objetos.
Método Construtor:
Construtores são métodos especiais chamados pelo sistema no momento da criação de um objeto. Eles não possuem valor de retorno, porque você não pode chamar um construtor para um objeto, você só usa o construtor no momento da inicialização do objeto. Construtores representam uma oportunidade de inicializar seus dados de forma organizada.
Métodos Get e Set:
Get: Nomeamos um método assessor com get toda vez que este método for verificar algum campo ou atributo de uma classe.
Como este método irá verificar um valor, ele sempre terá um retorno como String, int, float, etc. Mas não terá nenhum argumento.
Set: Nomeamos um método assessor com set toda vez que este método for modificar algum campo ou atributo de uma classe, ou seja, se não criarmos um método assessor set para algum atributo, isso quer dizer que este atributo não deve ser modificado.
Portanto, como o valor de um atributo da classe será modificado, não é necessário que este método retorne nenhum valor, por isso, os métodos setters são void. Porém, obrigatoriamente, eles tem que receber um argumento que será o novo valor do campo.
Métodos do usuário:
Onde é adicionado nas listas criadas, onde é implementado o programa, criados pelo usuário.
Método sobrescrito:
Qualquer classe que herda um método de uma superclasse tem a oportunidade de sobrescrever o método (exceto métodos marcados como final). O benefício de sobrepor é a capacidade de definir um comportamento que é específico para um tipo de subclasse particular.
Exemplo de código fonte:
public class Pessoa extends ser_vivo{
// Atributos/Propriedades
private String nome;
// Método Construtor public Pessoa() {
}
// Métodos Set e Get public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
// Métodos Usuário (e Sobrescrito se a classe ser_vivo possuir o mesmo método) public void escreverNome(){
System.out.println(this.getNome());
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário